sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

NO MARANHÃO DOADORES DE SANGUE JÁ TÊM DIREITO À MEIA-ENTRADA EM EVENTOS

      
  Os doadores de sangue regulares de todo o estado do maranhão terão direito à meias-entradas em eventos culturais, esportivos e de lazer realizados em locais públicos. O benefício é possível graças à Lei 9.496, de autoria do deputado Afonso Manoel (PMDB), sancionada pelo governo em 11 de novembro último.
     A nova lei institui que a meia-entrada [50% do valor cobrado] acontecerá quando em eventos culturais, esportivos e de lazer realizados em locais mantidos pelas entidades e pelos órgãos das administrações direta e indireta do Estado.


    No entanto, os doadores considerados regulares deverão ter registro e identificação própria através de carteira emitida pelos hemocentros e bancos de sangue maranhenses. Por sua vez, as referidas entidades se responsabilizarão pelo controle das doações de sangue, comprovando a regularidade das doações.
     A lei de autoria do deputado Afonso Manoel tem por objetivo estimular a doação de sangue no Maranhão e surge em um momento em que a Supervisão de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) passa por uma baixa na média de coleta.
    Para doar é necessário que a pessoa tenha entre 16 e 68 anos, peso acima de 50 kg, não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação, nem fumado pelo menos duas horas antes do ato voluntário e também evitar alimentos gordurosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário