terça-feira, 27 de março de 2012

GRAJAÚ REALIZA I SIMPÓSIO DE LEITE


 A grande demanda por leite na região Tocantina, principalmente o mercado de Imperatriz, tem provocado um intenso trabalho por parte dos órgãos do governo do estado, das prefeituras da região tocantina, das instituições financeiras, das universidades, sindicatos de produtores, SEBRAE, EMBRAPA e produtores, para incrementar a produção leiteira no estado e com maior destaque na região sul. Em virtude da proximidade de Grajaú com esse mercado consumidor, a disponibilidade de uma boa malha viária, além do crescimento quantitativo e qualitativo do rebanho leiteiro, os lacticínios tocantinos começam a buscar esse promissor mercado.

Como parte desse trabalho, o SEBRAE em conjunto com várias entidades públicas e privadas, já citadas acima, propôs o Acordo de Resultados – Projeto Agronegócio de Leite e Derivados no Território Tocantino, que foi assinado pelos interessados, no dia 17 de março de 2011. 

Grajaú foi um dos municípios que assinou o acordo, por meio da Secretaria de Produção. Para o sucesso desse empreendimento, os produtores / parceiros assumiram compromissos que deverão nortear as ações em todos os municípios. A perspectiva de produção de Grajaú é estimada em aproximadamente seis mil l por coleta, que será feita a cada três dias. Para isso a secretaria realizou o cadastro de vários produtores, identificando as regiões com maior índice de produção onde serão instalados os tanques de resfriamento.

Um dos projetos que vem despertando o interesse de técnicos e produtores é o Projeto Balde Cheio. Criado por técnicos da EMBRAPA SUDESTE, o projeto caracteriza-se por ser de fácil aplicação, de permitir maior produtividade e transferência de tecnologias.

Em virtude de todos estes avanços a prefeitura por meio da secretaria municipal de produção e em parceria com o SEBRAE/MA realizará dia 31 deste mês o I Simpósio do Leite. O evento será realizado na Grota da Luz, no Centro da cidade, com início previsto para as 07:30hs  (sete e meia da manhã). 
Fonte: www.producao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário