sexta-feira, 27 de abril de 2012

Prefeitura realiza V Concurso Literário "Noite dos Ilustres"

  Prefeitura realiza programação cultural em comemoração aos 201 de Grajaú. 

A prefeitura de Grajaú, por meio da secretaria municipal de cultura iniciou na noite de hoje a 2ª etapa da V Edição do Concurso Literário “Noite dos Ilustres”. 
 O chefe de gabinete João Caetano acompanhado da sec. de cultura do mun. Rosa Soraida deu as boas vindas a todos.
João Caetano e Rosa Soraida
  Banda de Música Maestro Torquato Lima executou o hino à Grajaú. 
 
          A programação cultural fez parte das comemorações dos 201 anos de emancipação política do município.
A 1ª etapa foram os trabalhos escritos como consta no regulamento, entregues a comissão organizadora. Na noite desta sexta feira iniciou a 2ª etapa com as apresentações, no palco na Praça Raimundo Simas.  
A mesa de jurados foi composta por dois dos membros da Academia Grajauense de letras, o advogado Raimundo Costa e o dramaturgo Antonio Santos, ainda pelo secretário mun. de urbanismo e planejamento Alfredo Costa, pela assessora da sec. mun. de educação Magna  Santos e pelo Ricardo Thamanini, bacharel em turismo. 

Jurado Raimundo Costa
Jurado Tony Santos
Jurado Alfredo Costa Neto
Jurado Magna Santos
Jurado Ricardo Thamanini
 Três escolas a se apresentaram. 
 A 1ª foi a Escola Municipal Pedro Santana que homenageou o médico José Martins Jorge Neto. Dr. Zé Jorge como é conhecido é filho de uma família tradicional e que também ajudou a construir Grajaú. Zé Jorge também exerceu o cargo de prefeito no município entre os anos de 1978 e 1981.

 A 2ª apresentação da noite foi do Colégio Diocesano santo Antonio, que homenageou  Alberto Bereta.  O médico humanista que também era padre chegou a Grajaú no ano de 1949 e por aqui viveu até 1981. Frei Alberto Faleceu no ano de 2001 em Bérgamo, na  Itália  seu país natal. 

 
 E fechando as apresentações da noite, a Escola Mun. Paulo Ferraz. Os alunos homenagearam o saudoso Plínio Filho. Jovem grajauense de uma família tradicional, era músico, interprete, poeta, compositor e um ser humano como poucos são. Plínio faleceu no ano de 2009.
 
  A esposa do homenageado Lurdes Arruda, prestigiou o evento, parabenizou os alunos e se emocionou com o carinho demonstrado por seu companheiro que partiu tão cedo. “A saudade é uma constante, será para sempre. Quando vejo, sinto  este carinho por Plínio tenho a certeza de que ele nunca  será esquecido, ele não foi só mais um músico, não foi só mais um pai, marido, amigo, intérprete, compositor, ele foi o Plínio Filho, e fez diferença”, enfatizou Lurdes com lágrimas saltando dos olhos.  
De 2005 a 2008 Plínio Filho ainda exerceu o cargo de vereador em Grajaú.
 
 Após as apresentações dos concorrentes ao título de vencedores do V Concurso Literário, artistas locais subiram ao palco, cantaram e encantaram, como Paulo Capoeira que se apresentou com  o filho Túlio,   Luis Carlos, Ana Paula, Ricardo Bondinho,  o Grupo de Pagode, entre outros. 
 Muita gente compareceu a Praça Raimundo Simas para prestigiar o evento. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 A secretaria mun. de saúde enviou uma ambulância para dar apoio e a Guarda Municipal cuidou da segurança do evento.
 

Um comentário: