segunda-feira, 30 de julho de 2012

DO AVESSO O MUNDO É UMA DANÇA.


Em outubro de 2000 foi criado o Grupo de Teatro Arte Livre, formado pelos alunos Edvan da Silva, Wesley Fernandes, Flavio Melo, Jhonata Reis e Maria de Fátima, que faziam do amor à arte uma forma de preencher o tempo vago e usando-a como complemento às notas escolares, mas antes mesmo de comemorar um ano de fundação o grupo já não mais existia. 

Somente em janeiro de 2006 que Edvan da Silva deu continuidade com uma nova formação e com uma nova meta: transformar sonhos em arte. O ano de 2008 foi de grande relevância para o desenvolvimento cultural, social e política do grupo. E para tornar real e concreto todo esse trabalho, os membros opinaram pela criação de um estatuto legalizando assim as ações desenvolvidas no grupo. 

Com a criação do estatuto o grupo passou a denominar-se Companhia de teatro e dança Arte Livre com abreviação “CIATDAL” e com slogan “transformando sonhos em arte”. É importante ressaltarmos que parte dos integrantes da Companhia são pessoas comuns, que poderiam estar em situação de risco social, dadas as oportunidades de inclusão existentes na cidade ser insuficientes para a mesma.
Percebemos, no transcurso do tempo, que algumas dessas pessoas se tornaram mais humanas, corretas, criativas, expansivas, comunicativas e generosas. 

Todo este histórico para que você  entenda melhor do quanto esta companhia é importante. 

Recentemente, precisamente, na última sexta feira, 27, a CIATDAL - apresentou-se em Carolina – MA no Espaço Nordeste (Espaço de negócio, cultura e cidadania do Banco do Nordeste), em uma noite memorável.
A companhia encenou o espetáculo “DO AVESSO O MUNDO É UMA DANÇA”,  uma rica mistura de teatro e dança em suas mais variadas perspectivas.

O espetáculo é resultado de um processo colaborativo, algumas pessoas que iniciaram o processo não se apresentaram no espetáculo, mas deixaram suas marcas em alguma partitura ou em partes do texto.

Baseia-se em acontecimentos do dia-a-dia que as pessoas fazem questão de omitir ou ignorar, fato de não poder (ou não querer) se impor ao sistema.

O publico Carolinense compareceu de forma significativa e acompanhou atento o espetáculo, que além de ter sido um numero teatral de estreia, comemorou-se um ano de elaboração teatral deste espetáculo. 
Confira algumas fotos do espetáculo:







































Texto: portoemfoco
Modificações: Adriana Santana
Informações e fotos: CIATDAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário