sexta-feira, 26 de abril de 2013

POLICIA FEDERAL REALIZA OPERAÇÃO "AVANTESMA" NO MA E TO


A Polícia Federal deflagrou, na manhã do dia 24, a Operação Avantesma, com o objetivo de desarticular uma quadrilha que atuava nos estados do Tocantins e Maranhão, utilizando-se de documentos fraudados em nome de indígenas da etnia Guajajara.

Essa é uma ação da Força Tarefa Previdenciária do Estado do Tocantins, composta pela Polícia Federal, pelo Ministério da Previdência Social (MPS) e o Ministério Público Federal (MPF).

A PF cumpriu 12 mandados de busca e apreensão, na cidade de Palmas/TO e nos municípios de Barra do Corda, Grajaú, Imperatriz e Porto Franco, no Maranhão. Participaram da operação 39 policiais federais e 3 servidores do MPS. A Procuradoria da República em Araguaína acompanha a realização da operação.
A investigação teve início após a constatação de fraude em 46 benefícios, na Agência de Previdência Social (APS) de Tocantinópolis.

Apurou-se que, de posse de documentos falsos, o grupo criminoso conseguia os benefícios. Para isso, os envolvidos contavam com a ajuda de um servidor do Fórum de Imperatriz e dois servidores do INSS.

Averiguou-se ainda que foram desviados mais de R$ 4 milhões da Previdência Social. Além disso, para cada benefício conseguido, os acusados faziam um empréstimo consignado, sempre no teto máximo, causando um prejuízo de quase R$ 1 milhão às instituições bancárias.

Os investigados responderão pelos crimes de peculato, falsificação de documentos públicos e privados, formação de quadrilha e corrupção ativa e passiva, tendo em vista a participação de servidores públicos no grupo. Sendo condenados pela Justiça, deverão também ressarcir os cofres públicos.

Fonte: realidadenatela.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário